Visitantes desta última semana

Os suiriris (Tyrannus melancholicus), que estavam meio sumidos há pelo menos uns dois meses, estão começando a voltar. Creio que tenham migrado por uns tempos para algum lugar com mais oferta de alimentos (insetos). De umas duas semanas pra cá tenho visto um ou outro suiriri pelos fios da cidade, mas ainda não vocalizando com a frequência que vemos durante a época reprodutiva.


Suiriri (Tyrannus melancholicus), espécie que está começando a voltar novamente à área urbana de Uberlândia depois de uns tempos fugindo da diminuição temporária de recursos no inverno. Foto: WikiMedia Commons


Quem também deve começar a chegar agora em meados e final de agosto aqui por Uberlândia são as tesourinhas (Tyrannus savana), que voltam de suas temporadas na Amazônia para nos brindar com a visão de suas grandes caudas em forma de tesoura, que exibem por aqui durante a estação reprodutiva.


Tesourinha (Tyrannus savana), cujos bandos começam a chegar em meados de agosto à região do Triângulo Mineiro. Foto: WikiMedia Commons

E pra finalizar o post: estou me mudando de casa. Estou indo morar num apartamento onde, creio eu, terei mais espaço para ver as aves pelas sacadas e até mesmo colocar alguns bebedouros para beija-flores. E quem esteve aqui para se despedir agora há pouco foi uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia), que pousou no fio em frente à janela de casa e me presenteou com uma novidade: o canto da coruja-buraqueira. Nada demais no canto dela, a não ser o fato de que eu não o conhecia rsrs. Eu só conhecia a sua vocalização de alerta, os gritos que ela dá geralmente quando as vemos por aí nos terrenos baldios.

Outra ave que "deu as caras" aqui em frente essa semana foi o gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii), essa sim totalmente nova para mim, apesar de ser uma espécie comum na cidade. Creio que sua presença se deva à proximidade daqui de casa com o Rio Uberabinha.

Agora vou dormir porque quero acordar amanhã cedo e tentar passarinhar um pouco aqui por perto! =)

0 comentário(s):